Contato via Whatsap
Buscar

Seu nome foi negativado injustamente? Corra atrás dos seus direitos!


Muitas são as histórias de negativação injustas. Algumas vezes em decorrência de algum erro do sistema faz com que o nome de um inocente vá parar no banco de inadimplentes, e outras vezes mesmo o devedor quitando a dívida o credor mantém seu nome lá injustamente.

Nunca possuí dívida com aquela credora e fui negativada, o que fazer?


É muito recorrente casos de pessoas que foram negativadas não possuindo dívidas, e os danos causados pela injusta negativação são inúmeros.


Até que se comprove que o nome foi lá inserido indevidamente, o devedor é sujeito a restrições de créditos que podem lhe causar muitos prejuízos na hora de realizar negócios e até mesmo prejuízos emocionais, afinal, ninguém gosta de arcar com as consequências de algo em que não incorreu, não é mesmo?


Mas o que acontece é que, na hora em que a empresa vai negativar o nome de algum devedor, deve apresentar uma cópia da prestação de serviço ou de uma nota fiscal, ou qualquer outra coisa que comprove que aquela dívida existe e que ela não foi paga.


E é aí que acontece a negativação indevida. Na maioria desses casos, o que acontece é que, a comprovação usada pela empresa da existência da dívida possui algum erro, seja ele no nome, número do documento, telefone para contato, entre outros erros recorrentes que ensejam a uma negativação indesejada.


Porém, aqui vão algumas dicas de como retirar seu nome o mais rápido possível do cadastro de inadimplentes.


Para resolver de maneira rápida, junte o comprovante de sua negativação para que um advogado especializado em negativações indevidas entre com uma Ação de Reparação de Danos. Além de ter seu nome retirado do banco de inadimplentes, pode-se também pedir uma indenização por danos morais, pois é mais que pacífico nos tribunais que a negativação indevida gera o dever daquele que negativou indevidamente de indenizar o negativado em dinheiro.

É importante notar que, na maioria dos casos, é a empresa quem tem que provar que você realmente está inadimplente com alguma dívida.


Aqui é importante ressaltar que, mesmo conseguindo retirar seu nome do cadastro de inadimplentes pelo meio administrativo, ainda assim o direito de indenização existe. Dessa forma, poderá ingressar com uma Ação de indenização por danos morais. Então, mesmo que a própria empresa já tenha retirado seu nome da negativação, é importante que você guarde provas de que foi negativado, pois continuará tendo direito a ser indenizado em dinheiro .


A empresa pode negativar meu nome sem me comunicar?


Muitas das vezes, além do suposto credor negativar o nome injustamente, o credor sequer avisa o devedor de que ocorrerá a negativação. Em outros casos, se o cadastro contém algum erro o aviso será recebido pelo devedor e a negativação cairá no nome de outra pessoa.


Por isso, ouvimos várias histórias de que o nome foi negativado injusta ou justamente sem que o devedor tenha sido comunicado ou até mesmo tenha tido a oportunidade de adimplir sua obrigação mesmo que posteriormente à data combinada.


Porém, isso não é possível. O devedor sempre terá que ser avisado sobre a situação em que seu nome se encontra, bem como deve ter um prazo para quitar seu débito.


Portanto, você consumidor, ou melhor, nós consumidores, sempre precisamos ficar atentos aos nossos direitos e fazer com que eles sejam respeitados. Não hesite em procurar um especialista para saber sobre seus direitos.


Sempre atente-se na hora de realizar algum negócio e pesquise mais sobre os fatos que ocorrem em sua vida cotidiana. Muitas vezes uma pequena negociação pode lhe gerar grandes prejuízos sem que você nem saiba disso.

2 visualizações

Artigos Recentes

Artigos e Notícias

©LS advogados - conteúdo protegido. Em caso de utilização das informações aqui encontradas, citar o endereço como referência.

Fones de Contato

(11) 979871247

(11) 974086238

São Paulo, São Bernardo do Campo, Santo André, São Caetano do Sul, Mauá e outras cidades no Brasil

Contato via Whatsap