Contato via Whatsap
Buscar

Por Quanto Tempo Meu Nome Pode Ficar Sujo?!

Recebemos estas dúvidas todos os dias:

Por quanto tempo o nome pode ficar sujo?

Por quanto tempo o nome fica no serasa?

Por quanto tempo o nome fica no SPC?

Por quanto tempo o nome fica no SCPC?


Pois bem, a boa notícia é que há um prazo máximo para que seu nome fique sujo e, se permanecer sujo depois deste prazo, a justiça tem entendido que você tem direito a uma indenização por danos morais.


Vamos, então responder a estas questões.


Por Quanto Tempo Meu Nome Pode Ficar Sujo?!

Ah sim, antes de responder, vamos te dizer que nosso escritório possui profissionais experientes e especializados na solução judicial de casos como este. Para entrar em contato conosco basta clicar no símbolo do whatsapp na parte inferior ou no link de contato da parte superior da página.


Pois bem, em primeiro lugar, há algo que as pessoas costumam confundir: A dívida prescreve, mas não morre.


Quando, popularmente, falamos em dívida que caduca, isso significa que a dívida prescreveu, ou seja, o credor não poderá mais usar a justiça para te cobrar, tirar bens que estejam no seu nome, e nem inscrever seu nome nos órgãos de proteção ao crédito, como Serasa, SPC e SCPC.


Esse prazo, que chamamos de "prazo prescricional", é o prazo de cinco anos para dívidas do consumidor. Logo, conta-se o prazo desde o dia em que o consumidor teria que ter pago o valor. Se, por exemplo, você deveria ter pago uma conta de telefone no dia 10 de janeiro de 2015, seu nome só poderá ficar sujo até 10 de janeiro de 2020, exatos cinco anos do vencimento.


Uma vez que a dívida faça cinco anos, o credor já não pode mais sujar seu nome no Serasa, SPC ou SCPC. Se a dívida já estava nestes órgãos, uma vez que tenham se passado os cinco anos, a empresa que negativou seu nome tem cinco dias para retirar a negativação. Caso não retire neste prazo, consideramos a negativação como indevida, sendo que aquele que tem o nome sujo indevidamente tem direito a entrar com um processo, através de um advogado, e retirar a restrição, bem como receber danos morais que variam de mil a dez mil reais.


Fiz um acordo, em quanto tempo o nome sai do Serasa, SPC e SCPC?


A partir do momento em que você paga a primeira parcela do acordo, a empresa tem cinco dias para retirar o seu nome dos cadastros de inadimplentes. Caso não faça isso, cabe ação para retirada do nome e indenização por danos morais.


Tem dívidas no meu nome no Serasa, SPC e SCPC, mas não estou negativado


Esta tem sido uma tática comum das empresas. Sabendo que se negativarem o consumidor terão que pagar milhares de reais a título de indenização, eles inscrevem dívidas que fazem o score do consumidor ficar baixo,


Temos defendido, na justiça, a tese de que quando isto acontece, também são devidos danos morais ao consumidor.


Meu Nome não está no Serasa, SPC e SCPC, mas continuam me negando crédito


Infelizmente, a maioria dos consumidores não é informada que existe mais um cadastro chamado SCR (ou sisbacen), também chamado, popularmente, de "A Lista Negra dos Bancos", onde o nome pode estar indevidamente negativado.


O SCR é um cadastro mantido pelos bancos. Assim, se você teve alguma dívida com algum banco nos últimos cinco anos, é muito possível que seu nome esteja no SCR e, por isso, você não consegue crédito em nenhum lugar. Assim como no caso do Serasa, por exemplo, um advogado especializado poderá auxiliá-lo a retirar o seu nome do SCR.


*Todos os casos jurídicos devem ser analisados um a um, através de advogado especialista. O artigo acima traz apenas noções gerais de direito, sendo necessário, sempre, estudar se os direitos comentados se adequam ao seu caso concreto.







6 visualizações

Artigos Recentes

Artigos e Notícias

©LS advogados - conteúdo protegido. Em caso de utilização das informações aqui encontradas, citar o endereço como referência.

Fones de Contato

(11) 979871247

(11) 974086238

São Paulo, São Bernardo do Campo, Santo André, São Caetano do Sul, Mauá e outras cidades no Brasil

Contato via Whatsap