Contato via Whatsap
Buscar

Meu nome foi negativado indevidamente pelo banco. O que devo fazer?

A inadimplência ocorre de forma frequente nas relações comerciais, o consumidor pode agir para não ser exposto a situações constrangedoras caso sofra ameaças na cobrança de dívidas. Existem casos de pessoas que têm seus nomes incluídos em cadastros de negativação sem terem vínculos com os estabelecimentos que solicitaram a inscrição.


Há na lei a segurança que os consumidores procuram, pois as informações contidas nos cadastros de proteção ao crédito devem ser verdadeiras, objetivas, e de linguagem clara. A abertura de qualquer cadastro deve ser indicada por escrito ao consumidor, havendo equívoco, é facultado ao consumidor o direito de defender-se, solicitar correção ou até mesmo impedir que o cadastro em seu nome seja realizado.


O que fazer então se seu nome foi negativado indevidamente?


O consumidor pode entrar em contato com a empresa que inseriu o nome indevidamente no cadastro de proteção ao crédito, e solicitar correção imediata, a empresa então tem até 5 dias úteis para realizar a alteração. Caso não seja suficiente e ou a empresa não realize a alteração, é possível que o consumidor entre com uma ação de danos morais solicitando por meio de liminar judicial que seu nome seja retirado do cadastro de pessoas inadimplentes.


A causa será julgada no antigo juizado de pequenas causas, o Juizado Especial Cível, uma vez que o valor de indenização da causa não ultrapasse 40 salários mínimos. Caso o valor da causa seja superior à este, o consumidor deve entrar com uma ação pela justiça comum através do auxílio de seu advogado.


Ficou com dúvidas? Nossos especialistas podem te ajudar, conte conosco!

3 visualizações

Artigos Recentes

Artigos e Notícias

©LS advogados - conteúdo protegido. Em caso de utilização das informações aqui encontradas, citar o endereço como referência.

Fones de Contato

(11) 979871247

(11) 974086238

São Paulo, São Bernardo do Campo, Santo André, São Caetano do Sul, Mauá e outras cidades no Brasil

Contato via Whatsap