Buscar

Demissão em Poucos Dias de Trabalho Gera Dano Moral?

Fiz entrevista, fui aprovado (a) na seleção e contratado (a), porém, me dispensaram no 1° ou 2° dia de trabalho, ou passei na seleção, entreguei meus documentos, porém não me contrataram, isso gera dano moral?


A lei trabalhista nada fala sobre casos como este, porém, já está sendo consolidado pela justiça que, em casos assim, cabem danos morais, pois é óbvio que qualquer trabalhador, ao se submeter ao processo de seleção para um novo emprego, investe tempo e energia na tentativa de aprovação.


É óbvio também, por conta disso, que eventual insucesso nessa seleção, gera dor e frustração, mas é cediço que essa é uma das consequências possíveis quando a pessoa se submete a um processo de concorrência com outros candidatos.


Deste modo, parte dos juízes entendem que, uma vez comprovado que o trabalhador foi selecionado e escolhido pela empregadora para a contratação, a dispensa no 1° dia de trabalho, ou até antes de iniciar o labor, gera insofismável sofrimento indevido e injustificado, que deve ser reparado pela indenização por danos morais.


Não fosse assim, a justiça trabalhista compactuaria com o comportamento inconsequente de empresas que brincam com os sentimentos e necessidades dos trabalhadores em completo desrespeito à dignidade do ser humano.


*Todos os casos jurídicos devem ser analisados um a um, através de advogado especialista. O artigo acima traz apenas noções gerais de direito, sendo necessário, sempre, estudar se os direitos comentados se adequam ao seu caso concreto.

0 visualização

Artigos Recentes

Artigos e Notícias

©LS advogados - conteúdo protegido. Em caso de utilização das informações aqui encontradas, citar o endereço como referência.

Fones de Contato

(11) 979871247

(11) 974086238

São Paulo, São Bernardo do Campo, Santo André, São Caetano do Sul, Mauá e outras cidades no Brasil

Contato via Whatsap