Contato via Whatsap
Buscar

Como Saber Se (e Onde) Meu Nome Está Sujo? - Guia Completo

Com o advento da internet ficou muito simples saber há negativação no seu nome, ou seja, se algum credor sujou seu nome. E o mais importante: Qualquer cadastro, como Serasa e SPC, é obrigado a fornecer as informações de graça. E nós vamos te ensinar a consultar seu nome em todos e, ainda, em mais alguns que você talvez nem conheça.


Vamos te lembrar que caso haja uma negativação indevida, ou seja, caso alguma empresa suje seu nome sem que você deva de verdade, você tem direito a, através de um advogado, limpar seu nome e ainda receber uma indenização por danos morais que varia de R$ 5.000,00 a R$ 15.000,00 a depender de cada caso. Para entender melhor como isso funciona, clique aqui.



Agora, vamos falar um pouquinho dos lugares onde seu nome pode estar sujo e lhe dar as informações sobre como consultar. Ah, e para consultar se o seu nome está sujo, tenha em mãos: i) cpf; ii) rg; iii) endereço de email.


Serasa


O Serasa é com certeza o mais conhecido dos cadastros de inadimplência. Criado em 1968, não apenas contém negativações como também muitas outras informações a respeito do consumidor, como dívidas vencidas e não pagas.


Além disso, o Serasa desenvolveu um algoritmo, uma espécie de conta que leva em consideração todo o seu histórico como consumidor para gerar um número chamado score, que diz se você é ou não confiável para fazer comprar parceladas, crediários e obter crédito na praça.


Atenção: As empresas tem tido o hábito de inscrever dívidas prescritas no campo de "dívidas vencidas" do seu cpf no Serasa. Isto faz com que seu score fique baixo. Por este motivo entendemos que há uma espécie de cobrança vexatória contra o consumidor. Por isso, se isto acontecer com você, você terá direito a entrar com uma ação, através de um advogado, requerendo que as dívidas sejam retiradas do seu nome e, ainda, danos morais!


Para consultar seu nome no Serasa, entre neste site e realize o cadastro:


https://www.serasaconsumidor.com.br/consultar-meu-cpf/


SPC


O SPC, "Serviço de Proteção ao Crédito", foi criado em 1955 e até hoje coleta dados de consumidores com fins de ajudar os comerciantes. Hoje, as negativações do SPC aparecem diretamente no Serasa, pois as empresas firmaram uma parceria. Assim, ao consultar o Serasa, você estará consultando também o SPC.


Por via das dúvidas, também é possível consultar seu nome no SPC através do seguinte link:


https://www.negociardivida.com.br/negociar/


SCPC


O SCPC, Serviço Central de Proteção ao Crédito", tem a mesma origem do SPC, pretendendo ajudar comerciantes a compartilhar informações a respeito de consumidores que não honraram suas dívidas. No entanto, nascido de dentro do SPC, hoje é um serviço novo e separado, devendo sempre ser consultado. O seviço é administrado pela empresa "Boa Vista".


Para consultar seu nome no SCPC, entre neste site e realize o cadastro:


https://www.consumidorpositivo.com.br/consulta-cpf-gratis/



Quod


Aposto que dessa você não sabia: O Quod, diferentemente dos outros cadastros, trata-se de um cadastro positivo, ou seja, tem por premissa mostrar o lado positivo bom pagador. No entanto, é possível que se encontre nele informações equivocadas a respeito do seu histórico de crédito, o que também pode lhe causar problemas de acesso ao crédito na praça. Por isso, melhor ficar de olho no Quod.


Para consultar seu nome no Quod, entre neste site e realize o cadastro:


https://www.quod.com.br/para-voce


SCR


SCR, também chamado de Sisbacen, é a temida Lista Negra dos Bancos. Normalmente, quando você já checou em todos os acima e ainda assim está lhe sendo negado crédito na praça, é porque você já teve alguma dívida com algum banco e este inscreveu seu nome no SCR.


É um cadastro obrigatório no qual os bancos lançam dados sobre o relacionamento com os consumidores. Ocorre que, mesmo que seja obrigatório o lançamento de informações pelos bancos, a justiça tem entendido que o SCR tem caráter restritivo, assim o Serasa.


Logo, se ao consultar seu "registrato" do SCR você notar que ainda consta algum valor na coluna "prejuízo" ou "dívidas vencidas" nos últimos cinco anos, sendo que você já pagou a dívida ou nunca ficou devendo, você terá direito a limpar seu nome e a receber a indenização por danos morais assim como nos casos acima.


Tirar o Registrato (documento que o SCR fornece com as negativações) é um pouco mais complicado que nos outros casos. Por isso, trouxemos para você um vídeo do youtube que explica como fazer!



https://www.bcb.gov.br/#!/p/REGISTRATO


CCF


CCF é o "Cadastro de Emitentes de Cheques Sem Fundo". Como o próprio nome diz, é um cadastro que cuida de inserir o nome das pessoas que emitiram cheques sem fundo.


No caso do CCF, não é possível, ainda, consultar pela internet. É necessário que você vá até a sua agência e peça um documento com os seus dados no CCF.


Caso conste algum cheque que não foi devolvido ou um que, apesar de ter sido devolvido um dia, você já pagou (seja no banco, seja diretamente ao credor), você tem direito a limpar seu nome neste cadastro.


Cartórios de Protesto


O nome protestado em cartório é o mais tradicional dos meios de cobrança. Hoje é muito comum que o protesto conste no Serasa, assim, quando você realiza a consulta no Serasa, verá também os protestos.


Isso, no entanto, não é totalmente certo. Logo, para ter certeza de que não há nenhum protesto no seu nome, você terá duas opções: 1) Ir no cartório onde sabe ou sabia que havia um protesto e pedir a certidão, ou; 2) Realizar a consulta online através do seguinte site:


https://www.protestosp.com.br/?gclid=CjwKCAjwlovtBRBrEiwAG3XJ-7pxGgK-13q0_wEEp4UDKDcW2Zt9IgS3WAn14jlMfSlK89WjhAvuGxoCrD4QAvD_BwE


De qualquer maneira, uma vez que você descubra, através do site, que há protestos no seu nome, deverá ir até o cartório que consta nas informações para adquirir a certidão e tomar ciência a respeito dos dados do protesto.



*Todos os casos jurídicos devem ser analisados um a um, através de advogado especialista. O artigo acima traz apenas noções gerais de direito, sendo necessário, sempre, estudar se os direitos comentados se adequam ao seu caso concreto.

12 visualizações

Artigos Recentes

Artigos e Notícias

©LS advogados - conteúdo protegido. Em caso de utilização das informações aqui encontradas, citar o endereço como referência.

Fones de Contato

(11) 979871247

(11) 974086238

São Paulo, São Bernardo do Campo, Santo André, São Caetano do Sul, Mauá e outras cidades no Brasil

Contato via Whatsap