Aperte o Play!
É uma desagradável surpresa abrir o Serasa, SPC ou SCPC e descobrir que seu nome está sujo. Mas calma, nós vamos lhe explicar o que fazer para limpar o seu nome.
Em primeiro lugar, é necessário se perguntar. A dívida é devida ou indevida?! Se for indevida, você tem direito não apenas a limpar o seu nome, como também a receber uma indenização por danos morais que varia entre 5 e 15 mil reais de acordo com cada caso. Vamos ver como tudo funciona.
Se você realmente deve e por isso sujaram seu nome, você pode: i) pagar ou ;ii) esperar a dívida prescrever.
Para pagar, você pode negociar direto com o credor, propondo um acordo. Também pode fazer um acordo diretamente com as plataformas de restrição. Você poderá notar que no próprio Serasa, SPC, SPC, normalmente, há propostas de acordo. Outra opção é aguardar os feirões "limpa nome", que ocorrem de vez em quando e trazer propostas de desconto muito atrativas para que você limpe seu nome.
Se a dívida já é antiga e você, no momento, realmente não tem dinheiro, você pode esperar que a dívida complete 05 anos. Após esse prazo, seu nome não poderá mais constar como sujo em nenhum órgão de restrição. Caso mesmo após os cinco anos o seu nome continue sujo, você tem direito a limpar seu nome e, ainda, receber uma indenização por danos morais.
Cuidado! Há empresas que prometem limpar o seu nome mesmo que a dívida seja devida sem que você tenha que pagá-la. Além disto ser mentira, a empresa poderá fazer com que você seja condenado a pagar uma multa na justiça. Quando a dívida é legítima, não há mágica para limpar o nome. Não caia neste golpe!
Se sujaram seu nome indevidamente, como já dissemos, você tem direito a limpar o seu nome e, ainda, receber a indenização por danos morais que costuma variar entre 5 e 15 mil reais. Para saber o valor mais aproximado que você receberá, é necessário consultar um advogado especialista que, de acordo com o seu caso, poderá lhe dar uma previsão mais certeira.
A negativação indevida ocorre por diversos motivos: Podem ter fraudado seu CPF, a empresa pode ter feito uma confusão, você pode já ter pago a dívida e mesmo depois de cinco dias ainda não limparam seu nome, etc.
Normalmente, não é um processo demorado, bastando entregar os documentos corretos ao seu advogado para que ele entre com o processo e resolva a situação para você.
Advogados Autores:
Leandro Lima OAB 425324/SP
Marcel Sanches OAB 404158/SP
Advogados Autores:
Leandro Lima OAB 425324/SP
Marcel Sanches OAB 404158/SP
Marcadores: Consumidor, Negativação
Compartilhe Conhecimento!
Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!
Nenhum comentário:
Postar um comentário